Um dos itens mais importantes em um automóvel, sem dúvidas, são os freios. Através desse sistema é possível garantir a segurança do veículo, evitando acidentes. E existem alguns tipos de freios, como os convencionais e os freios ABS.
Mas, há alguma diferença entre um e outro? Os freios ABS são melhores do que os convencionais? Acompanhe o post de hoje para entender melhor!
Os freios ABS (Antilock Braking System) são conhecidos como sistema antitravamento, que ajudam a evitar que as rodas do veículo sejam travadas e ocorra a derrapagem quando o condutor pisar no freio de maneira brusca. Desta forma, então, eles conseguem garantir um controle correto sobre o veículo.
Esse sistema é composto por sensores e os mesmos acompanham a rotação das rodas, criando uma ligação com a velocidade do carro. Isso significa que o trajeto é medido e as informações são transmitidas para a área de controle do ABS.
Assim sendo, se uma das rodas estiver prestes a travar, haverá a interferência dessa central na mesma hora, contendo a pressão dos freios, garantindo que a roda não fique emperrada e ao mesmo tempo, proporcionando uma frenagem segura.
Além disso, com os freios ABS o motorista consegue desviar dos obstáculos ou vias, diminuindo em 30% a distância de parada, reduzindo de forma considerável o número de acidentes.
No caso dos sistemas de freios convencionais, é amplificada a energia do condutor e transferida por meio mecânico e hidráulico para os componentes de frenagem. Sua base funciona de maneira semelhante ao ABS, a única diferença é na forma como ocorre a frenagem nas rodas e a falta de sensores.
Quando o freio é convencional, as rodas param completamente fazendo com que o sistema trave e o carro derrape com mais facilidade, pois o condutor acaba perdendo o controle de direção.
Podemos dizer que sim, os freios ABS são melhores. Para ficar ainda mais claro, vamos citar um exemplo. Quando uma pista está molhada, remetendo à derrapagens e dificuldades de frear, os freios convencionais, geralmente, precisam de 53 metros para que o veículo esteja parado completamente.
Por sua vez, o ABS permite que o carro pare em 42,4 metros logo após a freada. Então, isso significa que o ABS possui um desempenho melhor do que um freio convencional.
Em resumo, os freios ABS são mais eficientes do que os convencionais, pois permitem um controle maior do condutor e, além de serem mais tecnológicos, também ajudam a evitar erros humanos no momento de frear o carro.
E você, já sabia o quão vantajoso os freios ABS podem ser? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!