Volkswagen Saveiro é um automóvel lançado em 1982, que inicialmente foi desenvolvido para o transporte de cargas, mas acabou se tornando um veículo diferenciado para lazer e esporte.
Quer saber um pouco mais sobre a história da Saveiro, suas versões e descobrir qual a aplicação Dyna original ideal para o modelo? Continue nos acompanhando!
A primeira versão da Saveiro foi derivada do Gol e apresentava motor refrigerado a ar, de quatro cilindros contrapostos em horizontais (Boxer) com 1.600 cm³ e um câmbio de quatro marchas.
O automóvel media 4,06 metros de comprimento, com 1,62 m de largura e 1,36 m de altura. Destacava-se também a sua ampla capacidade e versatilidade, uma vez que a caçamba acomodava até 870 litros de bagagem.
Nos anos 90, a Saveiro celebrou o marco de 100 mil unidades fabricadas. Em 1993, foi apresentada ao mercado a série especial Sunset. Em 1994, a carro passou por uma nova atualização e recebeu faróis mais alongados e direção hidráulica.
Já em 1997, quase toda a linha passou a contar com injeção de combustível eletrônico multiponto, algo que tornava os motores mais potentes. Nessa época, as versões apresentadas foram: CL 1.6 ou 1.8 e GL 1.6 e 1.8.
Comparada à geração antecessora, a Saveiro da segunda geração surgiu com um estilo moderno e arredondado, com o aumento de 24 centímetros no entre eixos e 30 centímetros a mais de comprimento, com capacidade de carga de até 700 kg.
Em seguida, surgiu a versão esportiva TSI e em 1999 foram fabricados carros com airbags, um item de segurança muito importante, além de disponibilizar ar condicionado em todas as versões.
Em 2000, nasceu a terceira geração do modelo Saveiro, com um visual completamente atualizado e tecnologias inovadoras. Ele surgiu mais comprido e mais baixo, medindo 4,44 metros de comprimento, 1,62 m de largura e 1,45 de altura.
No Salão do Automóvel de São Paulo, no ano de 2004, foi apresentada a versão Crossover. Já em 2005, chegou ao mercado a quarta geração, que mostrou um estilo ainda mais robusto e alinhado, com uma nova filosofia da marca.
Em maio de 2010, a VW Saveiro conseguiu chegar na segunda posição dos utilitários vendidos, alcançando em torno de 5.649 emplacadas.
Nesta fase, o modelo já havia passado por uma reformulação total, adotando uma nova dianteira e traseira (carroceria, suspensão, freios e motores).
Quatro anos depois, em 2014, foi lançada a Saveiro Cabine Dupla para concorrer diretamente com o Fiat Strada.
Atualmente, a picape Saveiro é comercializada em quatro versões, sendo elas a Robust Cabine Simples 1.6, Trendline Cabine Simples 1.6, Robust Cabine Dupla 1.6 e a Cross Cabine Dupla 1.6.
Entre os principais itens das novas versões estão o sistema de freio ABS, alerta de frenagem de emergência, airbags, distribuição eletrônica de frenagem, entre outros.
Para a segurança da Saveiro, é muito importante que você faça a manutenção das palhetas. E se você ainda estiver em dúvida sobre a troca deste item, a Dyna oferece palhetas originais de fábrica para este modelo (Linha DX – Saveiro I ao IV e Linha SD – Slim Blade).
Entre os benefícios da linha DX estão:
E a linha Slim Blade (SD) apresenta as seguintes vantagens:
Ao adquirir limpadores de para-brisas para o seu carro, exija peças originais Dyna! Para mais informações, navegue pelo nosso site ou se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
Gostou do conteúdo? Conte-nos se você já conhecia a história e versões da Saveiro e compartilhe com seus amigos! Até o próximo post!