Você sabia que abastecer em qualquer posto pode gerar problemas para o seu automóvel? Isso acontece, muitas vezes, devido à má qualidade do combustível, que acaba provocando danos, principalmente no motor.
Mas afinal, é possível saber quando o combustível é de qualidade ou não? No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!
Pode até não parecer, mas é muito comum abastecer em um posto com combustível adulterado sem saber. E muitas vezes, isso ocorre em postos que já eram de confiança do motorista.
O grande problema é que, conforme dissemos, se o combustível não for de qualidade, o automóvel pode sofrer as consequências. Entre os principais problemas que surgem quando não são tomados os cuidados devidos, podemos destacar:
Sempre que a bomba de combustível tiver contato com um produto de má qualidade, ela pode acabar entupindo. E neste caso, o veículo pode começar a ter falhas com frequência e ‘morrer’ mais vezes, resultando em várias tentativas de partida.
E os problemas com a partida não param por aí. Também podem ocorrer com partidas a frio, algo que acontece com carros movidos somente a gasolina e que não lidam com combustível adulterado, dificultando a partida.
Esse é um dos primeiros sinais de que o carro foi abastecido com combustível de qualidade duvidosa. Em geral, o problema surge junto à dificuldade de dar a partida ao veículo, como dissemos acima, e também pode prejudicar o catalisador e velas, ocasionando uma troca ‘forçada’ desses equipamentos.
Não é muito difícil identificar quando o combustível não é de qualidade e pode causar prejuízos. Então, para evitar que o seu carro seja abastecido com um produto adulterado, trouxemos algumas dicas para você ficar atento!
Se o valor estiver muito abaixo do mercado no momento, desconfie! Muitas vezes, o barato pode sair caro, ou seja, escolher um posto somente pelo valor pode ser muito arriscado e você receberá gasolina de má qualidade.
Caso sinta odores estranhos saindo do escapamento de outros carros, que também estão abastecendo no mesmo posto que você, algo como querosene ou solvente, não abasteça e evite maiores problemas.
Todos os postos devem informar ao consumidor sobre a origem do produto. Aqueles que possuem bandeira branca, devem ter as bombas indicando a distribuidora. Outra dica é conferir se existe o selo do INMETRO nas bombas, relacionado aos testes de vazão e proveta, este último medindo o percentual de gasolina e álcool.
Por fim, caso suspeite da qualidade do combustível, você tem o direito como consumidor de pedir um teste de qualidade no exato momento em que for abastecer. Aliás, todos os postos precisam ter um kit para fazer esse teste, algo obrigatório.
Agora conte-nos: já abasteceu com combustível adulterado alguma vez? Deixe um comentário abaixo!
Se isso já aconteceu, já guarde bem essas dicas!
Compartilhe o conteúdo com seus amigos!