A Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, é um documento obrigatório para todos os motoristas. Recentemente, algumas mudanças foram colocadas em prática e assim surgiu a nova CNH.
Mas, como funciona essa nova carteira de habilitação? É obrigatória a troca pelo novo modelo? No post de hoje, vamos responder essas questões. Acompanhe a seguir!
Com o decreto da Lei nº 886 em dezembro de 2021, mudanças passaram a ocorrer no formato tradicional da carteira de habilitação.
A nova CNH começou a ser expedida em junho de 2022 e já apontava as suas principais modificações. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre as mudanças da CNH para que você entenda melhor.
A nova CNH apresenta elementos gráficos que dificultam a falsificação, assim como o dinheiro em nota.
Desta forma, ela passou a ser impressa com uma tinta fluorescente, brilhando no escuro, além de alguns detalhes que são visíveis apenas na luz ultravioleta e um holograma em sua parte inferior.
Essa é uma das principais novidades da nova CNH, que atende aos requisitos internacionais de identificação, geralmente definidos pela Convenção de Viena, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito.
Assim sendo, o documento apresenta informações em inglês e espanhol e traz consigo um código internacional para facilitar o uso fora do país.
A inclusão da filiação afetiva também faz parte da nova CNH, uma vez que é possível solicitar também o nome dos pais, independente de fatores genéticos.
Isso significa que o nome pode ser incluso mesmo sendo apenas por afetividade ou convivência. Na versão antiga, somente o nome de pai e mãe biológicos poderia constar.
Por último e não menos importante, a cor verde que antes predominava no documento, se tornou um tom mais claro, ganhando alguns detalhes em amarelo, como uma referência à nossa bandeira.
A nova CNH pode ser solicitada conforme a necessidade de renovação, ou seja, quando estiver prestes a vencer o prazo. E quando o condutor é iniciante, ele deve emitir a primeira via.
É importante lembrar que a substituição não é obrigatória, então pode ser feita de maneira gradual. Além disso, também é possível solicitar o novo documento antes do vencimento, como uma segunda via.
O formato digital permanece em vigor, pois o documento possui QR Code e permite que ele seja emitido tanto em sua forma física, quanto digital ou de ambas as maneiras.
Agora, conte-nos: você já utiliza a nova CNH? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!