Home » Automóveis » Como escolher o pneu certo para seu automóvel

Como escolher o pneu certo para seu automóvel

Última atualização em 18/06/2021 por

Muitas vezes, escolher os pneus do carro se torna algo complicado, afinal, são diferentes tipos e configurações específicas. Então, será que você realmente sabe como escolher o pneu certo para seu automóvel?

A imagem mostra quatro pneus juntos.

No post de hoje, responderemos essa pergunta. Continue nos acompanhando para entender melhor!

O que levar em consideração ao escolher o pneu?

O pneu é uma parte importante de um veículo, e escolher o tipo certo pode garantir viagens seguras e mais conforto ao dirigir. Além de evitar o desgaste prematuro do material.

Podemos dizer, então, que a escolha errada do tipo de pneu pode interferir na caixa de direção, suspensão, terminais e vários outros componentes, causando sérios problemas na condução do automóvel, colocando vidas em risco.

Por isso, é necessário levar alguns fatores em consideração na hora de escolher o pneu, entre eles:

Verificar o tamanho

Os pneus mais comuns são de 13, 15 ou 17 polegadas, porém, nem todos cabem nos mesmos carros.

Cada veículo aceita uma faixa determinada em seus eixos. Por isso, é muito importante verificar se o tamanho do pneu que você irá comprar é compatível com o seu carro. A forma mais fácil de verificar isso é observando os pneus que já estão no automóvel.

Durabilidade

Neste caso, haverá uma linguagem mais técnica, mas que te ajudará a escolher o melhor pneu. Em geral, os que compõem a categoria Higway Terrain (HT) e também os que são de passeio, possuem uma durabilidade maior do que os chamados Mud Terrain (MT).

É importante verificar a composição da borracha, isto porque as mais macias tendem a durar menos.

Pneus para chuva

Não são apenas os pilotos de corrida que se preocupam com os pneus apropriados para o uso na chuva. Se você é uma pessoa que vive em um lugar onde a umidade é mais elevada, são recomendados os pneus com desenho da banda de rodagem.

Esse é um modelo que favorece a dispersão da água e impede o que podemos chamar de aquaplanagem.

E como identificar o pneu adequado?

Para escolher o pneu, você já sabe o que deve ser levado em consideração. Agora, você vai saber como identificar o melhor para o seu carro.

Uma das principais dicas de como escolher o pneu certo para seu automóvel é entender os códigos e etiquetas de identificação. Vamos usar como exemplo as seguintes marcações:

P175/70R13 92H.
Traction AA.

Neste caso, então, o primeiro conjunto de letras e números mostra as medidas, forma de construção e para qual modelo de carro ele foi desenvolvido. Sendo assim, a leitura indica:

P: Modelo de pneu que deve ser usado em carros de passeio.
175: Largura em milímetros.
70: Altura da lateral.
R: Indica que o pneu é radial.
13: Mostra o tamanho da roda que deverá ser utilizada.

Você também pode analisar o índice de carga, que aponta o peso máximo suportado por cada um dos pneus, através da calibragem ideal. Além do índice de velocidade, o treadwear e a etiqueta padrão “UE”.

É importante que você saiba identificar qual é o seu tipo de veículo, uma vez que a letra P mostra que o carro é de passeio, existem outros modelos, como por exemplo:

ST: Reboques e motor homes.
LT: Caminhões leves e SUV´s maiores.
C: Vans, Caminhões e pick-ups de porte maior.

Além desses detalhes, você poderá encontrar as características do pneu adequado no manual do seu próprio carro, tais como o tamanho, a pressão ideal e a largura.

Para finalizar, tente não comprar o que chamamos de recauchutados ou de marcas desconhecidas. Afinal, por mais que sejam bonitos por fora, por dentro podem estar completamente danificados.

E não se esqueça de verificar se os pneus possuem selo de qualidade do Inmetro, que garante um bom produto.

Cuidados com os pneus: Gel limpa pneus Dyna

Para manter os seus pneus com uma boa aparência, você pode utilizar um produto específico, como o Gel Limpa Pneus da Dyna.

O produto promove uma proteção de longa duração e um super brilho para os pneus e caixas de roda.

A aplicação pode ser feita em toda a lateral, mesmo que o pneu esteja sujo ou molhado. Se você quiser um brilho mais intenso, é só repetir a operação.

Seguindo todas as dicas acima, você poderá escolher o pneu certo para seu automóvel, mantê-lo sempre protegido e não terá dores de cabeça, pois suas viagens serão mais seguras.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =

Limpadores | Dyna
Linha Car Care | Dyna
Aplicativo | Dyna

Posts Relacionados

× Fale no WhatsApp