Muitas vezes, escolher os pneus do carro se torna algo complicado, afinal, são diferentes tipos e configurações específicas. Então, será que você realmente sabe como escolher o pneu certo para seu automóvel?

No post de hoje, responderemos essa pergunta. Continue nos acompanhando para entender melhor!
O que levar em consideração ao escolher o pneu?
O pneu é uma parte importante de um veículo, e escolher o tipo certo pode garantir viagens seguras e mais conforto ao dirigir. Além de evitar o desgaste prematuro do material.
Podemos dizer, então, que a escolha errada do tipo de pneu pode interferir na caixa de direção, suspensão, terminais e vários outros componentes, causando sérios problemas na condução do automóvel, colocando vidas em risco.
Por isso, é necessário levar alguns fatores em consideração na hora de escolher o pneu, entre eles:
Verificar o tamanho
Os pneus mais comuns são de 13, 15 ou 17 polegadas, porém, nem todos cabem nos mesmos carros.
Cada veículo aceita uma faixa determinada em seus eixos. Por isso, é muito importante verificar se o tamanho do pneu que você irá comprar é compatível com o seu carro. A forma mais fácil de verificar isso é observando os pneus que já estão no automóvel.
Durabilidade
Neste caso, haverá uma linguagem mais técnica, mas que te ajudará a escolher o melhor pneu. Em geral, os que compõem a categoria Higway Terrain (HT) e também os que são de passeio, possuem uma durabilidade maior do que os chamados Mud Terrain (MT).
É importante verificar a composição da borracha, isto porque as mais macias tendem a durar menos.
Pneus para chuva
Não são apenas os pilotos de corrida que se preocupam com os pneus apropriados para o uso na chuva. Se você é uma pessoa que vive em um lugar onde a umidade é mais elevada, são recomendados os pneus com desenho da banda de rodagem.
Esse é um modelo que favorece a dispersão da água e impede o que podemos chamar de aquaplanagem.
E como identificar o pneu adequado?
Para escolher o pneu, você já sabe o que deve ser levado em consideração. Agora, você vai saber como identificar o melhor para o seu carro.
Uma das principais dicas de como escolher o pneu certo para seu automóvel é entender os códigos e etiquetas de identificação. Vamos usar como exemplo as seguintes marcações:
P175/70R13 92H.
Traction AA.
Neste caso, então, o primeiro conjunto de letras e números mostra as medidas, forma de construção e para qual modelo de carro ele foi desenvolvido. Sendo assim, a leitura indica:
P: Modelo de pneu que deve ser usado em carros de passeio.
175: Largura em milímetros.
70: Altura da lateral.
R: Indica que o pneu é radial.
13: Mostra o tamanho da roda que deverá ser utilizada.
Você também pode analisar o índice de carga, que aponta o peso máximo suportado por cada um dos pneus, através da calibragem ideal. Além do índice de velocidade, o treadwear e a etiqueta padrão “UE”.
É importante que você saiba identificar qual é o seu tipo de veículo, uma vez que a letra P mostra que o carro é de passeio, existem outros modelos, como por exemplo:
ST: Reboques e motor homes.
LT: Caminhões leves e SUV´s maiores.
C: Vans, Caminhões e pick-ups de porte maior.
Além desses detalhes, você poderá encontrar as características do pneu adequado no manual do seu próprio carro, tais como o tamanho, a pressão ideal e a largura.
Para finalizar, tente não comprar o que chamamos de recauchutados ou de marcas desconhecidas. Afinal, por mais que sejam bonitos por fora, por dentro podem estar completamente danificados.
E não se esqueça de verificar se os pneus possuem selo de qualidade do Inmetro, que garante um bom produto.
Cuidados com os pneus: Gel limpa pneus Dyna
Para manter os seus pneus com uma boa aparência, você pode utilizar um produto específico, como o Gel Limpa Pneus da Dyna.
O produto promove uma proteção de longa duração e um super brilho para os pneus e caixas de roda.
A aplicação pode ser feita em toda a lateral, mesmo que o pneu esteja sujo ou molhado. Se você quiser um brilho mais intenso, é só repetir a operação.
Seguindo todas as dicas acima, você poderá escolher o pneu certo para seu automóvel, mantê-lo sempre protegido e não terá dores de cabeça, pois suas viagens serão mais seguras.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!