Você já parou para pensar qual é a função da caixa de direção do seu automóvel? Esse item funciona como um ponto central e determina o direcionamento das rodas do veículo. Em outras palavras, é responsável pela transmissão de movimento do volante para as rodas.
Mas, como saber quando esse item está com problemas e qual seria a melhor maneira de solucionar? Vamos esclarecer essas perguntas no post de hoje. Acompanhe!
Muitos condutores acreditam que a direção do carro começa no volante. De uma certa maneira, isso é verdade! Porém, para que o veículo se movimente, ele deve trabalhar em conjunto com alguns outros elementos.
Mesmo não estando ligado diretamente à caixa de direção, ambos são conectados através de uma coluna. Desta forma, então, quando o volante gira, essa coluna faz o mesmo movimento e o passa adiante.
A cremalheira e o pinhão são outros dois componentes utilizados na direção mecânica. Neste caso, a coluna se liga à caixa através do pinhão e os dentes se ligam aos demais componentes, alterando a direção da força aplicada ao girar o volante.
Já a cremalheira é uma peça mais simples, como um trilho. É a parte que auxilia na transferência de força do giro do pinhão para as rodas.
Além desses, temos também a direção assistida, que não é encontrada em todos os tipos de caixas de direção, porém é muito comum em carros modernos. É caracterizada como um sistema que compensa a força do condutor no volante, facilitando o giro.
É um tipo de assistência que pode acontecer por meio de um sistema hidráulico, elétrico ou com os dois juntos.
Entre os principais problemas relacionados à caixa de direção, estão:
Geralmente, o motor passa a fazer barulhos estranhos no momento da partida ou ao frear. Se o barulho ocorrer em alguma manobra após girar o volante, a falha poderá, de fato, estar na caixa de direção do veículo. Esse é um sinal de que algo não está funcionando como deveria.
O volante costuma apresentar uma vibração, mas caso ele comece a tremer quando o carro está em uma baixa velocidade e pouca potência, isso pode ser um indício de que a caixa de direção está com problemas.
Mais um problema muito comum quando se trata da caixa de direção, sendo ele bem evidente, pois o motorista consegue sentir um peso no volante ao dirigir, dificultando bastante a condução do veículo.
Não é recomendado fazer reparos sem o conhecimento correto, para evitar acidentes. Isso porque o sistema de direção é bastante delicado e trocar as peças por sua própria conta pode ser perigoso e ao mesmo tempo, um gasto muito grande.
Desta forma, então, se algum sinal de desgaste for percebido, o ideal é buscar uma oficina mecânica imediatamente para que um profissional realize o reparo necessário.
Gostou do conteúdo? Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe um comentário e compartilhe!