Se você é proprietário de um veículo há muito tempo, mas não tem o costume de realizar a manutenção do carro anual, saiba que esse é um processo mais importante do que você pode imaginar.
No post de hoje, vamos falar sobre a importância e as vantagens que a manutenção pode oferecer. Acompanhe!
A manutenção preventiva é responsável pela verificação de todos os itens do veículo, de modo que determinados problemas como avarias, desgastes e quebras sejam evitados.
E assim como qualquer outro equipamento, o carro precisa receber esses cuidados constantemente, algo que também envolve a lavagem da lataria e a lubrificação do motor, mantendo suas boas condições.
Tudo isso é importante para que o seu carro não seja desvalorizado, além disso, quanto mais tempo você deixá-lo sem algum reparo mecânico, mais o funcionamento dele pode ser prejudicado.
Por esse motivo, muitos fabricantes sinalizam através dos manuais do automóvel a importância e necessidade de realizar a manutenção do carro anual, evitando assim futuros prejuízos.
Mesmo que muitas pessoas ainda ignorem a necessidade da manutenção do carro anual, esse é um tipo de serviço que pode oferecer diversas vantagens, indispensáveis, para garantir viagens tranquilas. Dentre elas, estão:
Levando em consideração que uma peça quebrada pode proporcionar gastos maiores, ao passar pela manutenção o custo de reparo será menor, pois o problema será identificado antes.
A manutenção anual também serve para deixar o carro com as regulagens adequadas para o devido funcionamento. Assim sendo, o consumo de combustível será menor e você estará economizando um bom dinheiro. Além disso, seu automóvel se tornará menos poluente.
Um carro sem a manutenção no tempo adequado pode oferecer riscos para os passageiros, principalmente quem viaja sempre. Isto porque os freios, o câmbio, pneus e a parte elétrica podem estar com problemas sem que você saiba. Então, a manutenção será uma forma de prevenir acidentes e de proteger a todos.
Cada oficina ou fabricante tem um jeito de realizar as manutenções, sob sua responsabilidade. Mas, existem alguns procedimentos que são padrões para todos os casos. Entre os itens que não podem ficar de fora da manutenção, destacamos:
As palhetas também são itens fundamentais para manter a segurança dos passageiros, afinal, uma palheta desgastada pode não suportar dias muito chuvosos, provocando acidentes.
Assim sendo, deve ser feita uma verificação periódica das palhetas do seu carro, trocando-as quando for necessário.
Mas, lembre-se: ao adquirir uma palheta, é importante saber qual é o modelo que se encaixa ao seu veículo.
A Dyna apresenta em seu catálogo as linhas: Slim Blade, Híbrida, Convencional, DX, Traseira, Pesada e Refil. É só escolher o modelo adequado para o seu carro e realizar a troca.
É feita a devida calibragem, considerando principalmente o local onde o proprietário faz o trajeto com o veículo.
Um carro com a suspensão mal acondicionada ou desgastada pode se tornar menos seguro. Por isso, é necessário fazer a manutenção.
Esse item muitas vezes pode passar batido, mas também precisa de atenção, pois se trata do líquido que faz o sistema hidráulico de frenagem funcionar como se deve.
Ao longo do tempo, esse fluido tende a secar, tornando os freios ineficientes. Então, é necessário revê-lo para que não ocorram acidentes.
O motor é mais um item com uma manutenção barata, principalmente diante do estrago que pode acontecer caso esse componente não tenha a sua troca feita no período certo.
Geralmente, a frequência da troca de óleo é indicada pelo fabricante, no manual. Porém, quando é realizada a manutenção, indica-se que o óleo seja substituído para potencializar o resultado.
Viu só? A manutenção do carro anual é importante tanto para a sua segurança, quanto das pessoas que utilizam o veículo com você.
Então, não seja pego desprevenido: lembre-se de realizar a manutenção preventiva anualmente!
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe! Até a próxima!