Os carros mais econômicos do mercado costumam ser os modelos populares com motores 1.0. Isso porque tratam-se de motores pequenos, com maior eficiência energética e que, geralmente, estão em automóveis leves, o que também ajuda na economia de combustível.
Na hora de comprar um carro, muitos fatores precisam ser levados em consideração. Tudo vai depender do tipo de uso que será feito do veículo e daquilo que você espera para o novo modelo. Para muita gente, o ideal são os carros mais econômicos.
Muitas montadoras projetam automóveis que apresentam uma excelente autonomia. Isso significa que eles precisam de uma quantidade menor de combustível por quilômetro para rodar. É isso o que faz com que sejam atrativos para quem deseja fazer uma boa economia sem abrir mão do conforto de ter o carro próprio.
Atualmente, existem várias opções de veículos econômicos no mercado. Então, fizemos uma lista com algumas excelentes opções para você estudar e descobrir qual é o ideal em seu caso. Continue lendo e confira.
Os carros mais econômicos são aqueles que conseguem rodar um trajeto maior com apenas um litro de combustível. É dessa forma que o desempenho e o consumo são medidos.
Então, um veículo que faz 15 km com 1 litro, por exemplo, é mais econômico do que aquele que faz 9 km com 1 litro. Para que esses carros sejam mais econômicos, muitas vezes, o motor costuma ser menor também. Por consequência, ele precisa de menos combustível para produzir energia.
A tecnologia de injeção de combustível também influencia no consumo. A injeção direta tende a deixar o veículo mais econômico porque aumenta a eficiência. Outro fator é o próprio veículo. Se ele for menor e mais leve, também tende a ser mais econômico, pois o motor não vai precisar trabalhar tanto para que o carro possa desenvolver a velocidade.
Por fim, temos a questão da transmissão. A automática costuma ser menos eficiente na hora de transferir energia do motor para as rodas. Por isso, quando a transmissão é manual, a tendência é de que exista uma economia maior.
Você viu que, geralmente, os carros mais econômicos são os menores, mais leves e com motores pequenos. Por isso, geralmente, nessa lista de eficiência estão os modelos 1.0.
Não se engane porque eles também apresentam um bom desempenho e atendem de forma satisfatória diferentes situações do dia a dia.
Confira a seguir algumas boas opções.
Rodando no etanol, esse carro faz 10,8 Km/l na cidade e 11 Km/l na estrada. Já na gasolina, roda 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada.
Para rodar na cidade, você vai gastar 9,3 Km/l no etanol, e na gasolina 13,3 Km/l. Já na estrada, o desempenho com etanol é de 11,4 km/l e com gasolina 16,5 km/l.
Rodando no etanol dentro da cidade, esse modelo faz 9,8 Km/l. Na estrada 11 Km/l. Se você optar pela gasolina, vai rodar na cidade 13,4 Km/l e na estrada 15,6 Km/l.
No etanol, esse modelo faz 9,6 Km/l na cidade e 10,4 Km/l na estrada. Mudando para gasolina, você tem um desempenho de 13,5 Km/l na cidade e 15 Km/l na estrada.
Roda tão bem quanto modelos menores. Na cidade, com etanol, faz 9,6 km/l e 13,5 km/l com gasolina. Na estrada você tem um desempenho de 10,4 Km/l no etanol e 14,6 Km/l na cidade.
Outras opções de carros econômicos do mercado também são:
Lembrando que essa é uma lista dos carros mais econômicos do mercado em 2024. Então, vale acompanhar para os próximos anos quais serão os lançamentos e a atualização dessa lista. Assim você pode escolher o carro ideal para o tipo de uso, fazendo uma boa economia.