Sabemos que a palheta do para-brisa é um dos itens indispensáveis de um veículo, certo? E além de ser responsável pela segurança do condutor e dos passageiros, também permite uma visão mais nítida do trânsito em dias chuvosos. Mas, nem sempre esse item estará funcionando de maneira adequada, fazendo com que uma substituição seja necessária.
E esse é o assunto do post de hoje. Continue nos acompanhando para saber quais são os sinais de desgaste e por que a palheta deve ser trocada!
Conforme dissemos, a palheta do para-brisa é muito importante para garantir a segurança do automóvel, principalmente em dias de chuva forte.
Porém, muitas vezes, esse item tão importante apresenta sinais de desgaste. Desta forma, então, é necessário fazer a troca quando:
Além do que já citamos, podemos destacar também a condição climática. Dependendo do local onde você reside, tanto a chuva quanto o sol em excesso podem fazer com que a palheta sofra um grande desgaste, acelerando ainda mais o processo de perda de vida útil.
Assim como as viagens de final de ano, as chuvas de verão são características dessa época. E se a palheta do seu veículo não estiver em boas condições, os riscos de acidentes e momentos de sufoco na estrada se tornam maiores, gerando a necessidade de encostar o carro até que a chuva melhore.
Por isso, o ideal é verificar as palhetas antes de pegar a estrada para saber se está tudo em ordem e se não existem danos na borracha. Se houver algum indício de deterioração, é necessário substituir o item para evitar acidentes.
Vale lembrar que, se o condutor circular com a palheta do para-brisa danificada, ele poderá receber uma multa, podendo chegar a R$127,69.
Com relação à proteção da palheta, é recomendada a limpeza com um pano umedecido com água. Não se deve utilizar nenhum produto que contenha álcool ou querosene, para que a borracha não fique ressecada.
No mercado automotivo, é possível encontrar produtos específicos para limpar a palheta. O Limpa Para-Brisa da Dyna é indicado para esse procedimento, pois promove limpeza e acabamento, removendo as sujeiras mais pesadas.
Outra alternativa é esguichar um pouco de água no vidro, algo que também pode ajudar a limpá-lo. Assim, você poderá evitar que ele fique riscado devido à sujeira.
Agora, conte-nos como anda a sua palheta? De quanto em quanto tempo você verifica as suas condições? Deixe um comentário abaixo!