+55 11 99998-6075

Qual o momento certo de trocar o Amortecedor do veículo?

Última atualização em:
21/06/2024

Todo carro possui os amortecedores como um de seus componentes mais importantes, contribuindo com a segurança na hora de dirigir. Porém, muitas vezes, esses itens começam a apresentar problemas, dando sinais de que precisam de manutenção. Mas, qual o momento certo para realizar a troca dos amortecedores do veículo?

Vamos falar sobre esse assunto no post de hoje! Continue nos acompanhando para entender melhor!

O que pode causar problemas no amortecedor do veículo? 

Podemos dizer que o amortecedor do veículo é uma peça que, ao longo do tempo, perde sua eficiência devido ao desgaste. Isto porque, quanto mais ele exerce sua função, menos tempo de vida útil ele tem.

Algo que também pode provocar problemas no amortecedor é o uso de alguns componentes considerados diferentes da especificação do automóvel, como por exemplo, as molas que rebaixam o carro. 

Quando as molas não apresentam o tamanho original necessário, o amortecedor trabalha fora do centro. Logo, ele acaba sendo danificado em um espaço curto de tempo, por conta das batidas do final do curso.

Quando o amortecedor precisa de manutenção? 

Para saber se o amortecedor do veículo está com defeito e precisa de manutenção, existem alguns pontos que devem ser observados, como por exemplo:

Vazamento de óleo

Quando ocorre o vazamento de óleo, o mesmo impede que o amortecedor tenha a energia necessária para funcionar de maneira correta. Assim sendo, ele perde sua função e a segurança do veículo é comprometida. 

Falta estabilidade em curvas

Se estiver desgastado, o amortecedor também ficará menos estável. Isso acontece bastante em curvas, uma vez que o carro fica mais solto e balança um pouco mais, aumentando a dificuldade de direção. Até mesmo em linha reta, o automóvel começa a balançar.

Dificuldade na frenagem 

Um automóvel é um sistema de peças que trabalham de maneira interdependente, ou seja, quando acontece um determinado problema, ele pode desencadear outros vários. 

Com o amortecedor não é diferente, pois quando apresenta desgaste, o impacto do pneu sobre o solo aumenta, por conta de trepidações e ao mesmo tempo, dificulta a frenagem do veículo.    

Barulho na suspensão

A partir do momento em que o amortecedor perde a sua pressão interna, o carro pode começar a fazer barulho ao subir e descer rampas ou passar em lombadas. Por isso, é importante estar atento aos barulhos que o carro fizer, pois esse também é um sinal de que o amortecedor precisa ser trocado

Por último, lembre-se de realizar a manutenção preventiva do seu carro para evitar problemas e prejuízos maiores

Gostou do conteúdo? Já teve algum tipo de problema com o amortecedor e não sabia se era o momento de trocá-lo? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross