+55 11 99998-6075

Pneu careca? Fique atento (a)!

Última atualização em:
21/06/2024

Os pneus são uma parte muito importante de um veículo, pois contribuem com o desempenho, estabilidade e frenagem, garantindo segurança a cada trajeto. Porém, é necessário estar atento às suas condições, pois um pneu careca pode causar problemas.

No post de hoje, falaremos sobre o assunto! Continue nos acompanhando para entender por que um pneu careca pode ser prejudicial.

Características de um Pneu Careca

Um pneu careca, geralmente, demonstra que perdeu suas características originais quando já não garante o atrito da borracha com o solo. 

Em outras palavras, a banda de rodagem do pneu é a base que toca o solo e suporta o peso do veículo, passageiros e a carga. 

A partir do momento em que a banda fica abaixo do valor indicado, com certeza o pneu já não possui mais suas funções de fábrica, mostrando que se tornou um pneu careca.

Uma outra forma de saber se o pneu está careca é através do marcador, conhecido como TWI (“Indicador de Desgaste do Pneu”). O mesmo costuma aparecer na maioria dos pneus e apresenta uma marca indicando 1,6 mm. Essa marca significa que a vida útil do pneu chegou ao fim, ou seja, desgaste total.  

Se não houver o TWI no conjunto dos pneus, você poderá notar o desgaste com um medidor de profundidade de sulcos. Atualmente, no mercado automotivo, o aparelho pode ser encontrado em sua forma manual ou eletrônica.

E quais são os riscos de trafegar com Pneu Careca?

São diversos os riscos ao trafegar com o pneu careca. Justamente por isso, a própria Legislação Brasileira (artigo 4º da Resolução 558/80 do CONTRAN) proíbe que o condutor faça viagens com os pneus em estado inapropriado. Entre os principais riscos, estão:  

Tempo de resposta maior ao Frear

Essa é uma das principais características de um pneu careca. Quando existe desgaste na borracha, ela reduz o atrito e faz com que o carro percorra uma distância maior, mesmo após o freio ter sido pressionado.   

Em situações onde é necessário frear de forma rápida, as chances de acidentes são maiores, principalmente por esse tempo de resposta. Muitas vezes, é preciso usar um freio de mão e o risco de derrapar também aumenta, devido a falta de atrito.

Risco de Aquaplanagem

Ocorre quando uma camada de água é formada entre os pneus e o solo. Como os sulcos são estratégicos para drenar a água, se estiverem desgastados, o veículo acaba perdendo o contato com o solo e desliza sem controle.

Alinhamento Prejudicado

Se o pneu estiver careca, a pressão se perde mais rapidamente e diminui a resistência do impacto. Isso significa que o veículo irá balançar mais e desgastar outras peças, fazendo com o alinhamento não cumpra sua função corretamente. 

Infração de Trânsito

O tráfego com pneu careca pode gerar uma multa em torno de R$195,23 e a perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o automóvel também pode ser retido.

Agora que você já conhece os sinais de um pneu careca e sabe quais os riscos que ele oferece, fique atento e não deixe que problemas maiores aconteçam!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross