+55 11 99998-6075

O que pode causar problemas no amortecedor do veículo?

Última atualização em:
21/06/2024

O amortecedor é uma das peças principais de suspensão do veículo, responsável por manter os pneus em contato com o asfalto e ajudar no controle da direção. Quando já não desempenha bem a sua função, é um sinal de que está com problemas.

No post de hoje, vamos falar sobre esse assunto. Acompanhe a seguir para saber o que pode causar problemas no amortecedor do seu veículo!

Como funciona o amortecedor do veículo?

A função do amortecedor é conferir estabilidade ao carro, deixando o trajeto mais confortável e limitando oscilações. Ele também ajuda a prolongar a vida útil dos outros itens de suspensão, como por exemplo, os pneus.

Para funcionar de maneira correta, o óleo que preenche o amortecedor vai de um lado ao outro através da haste e transforma a energia em calor. Assim sendo, o óleo passa a ter resistência para que os movimentos sejam amortecidos.

E qual a importância do amortecedor?

Tanto para o condutor, quanto para o veículo, o amortecedor possui total importância. Isso porque ele é responsável pela segurança, algo que fica evidente quando compensa os efeitos da inércia em curvas fechadas e alta velocidade.

Além de atuar em conjunto com as molas traseiras (distendidas) e as dianteiras (comprimidas), que atenuam o movimento do veículo e evitam que as rodas saiam do solo, e amenizar o solavanco durante a aceleração.

Quais sinais indicam problemas no amortecedor? 

Agora que já destacamos a função e importância do amortecedor, vamos falar sobre as possíveis causas do mau funcionamento do item. Acompanhe abaixo! 

Instabilidade na direção

O primeiro sinal de desgaste do amortecedor é quando ocorrem pequenos solavancos, automaticamente transmitidos para a carroceria do carro. Desta forma, o condutor notará que alguma coisa não está normal.

Esse é um tipo de problema que acontece também com os pneus, dificultando o controle do automóvel.

Barulho na suspensão 

Os ruídos em geral não são considerados como bons sinais. Barulhos na suspensão, seja em lombadas ou declives, podem ser indícios de problemas no amortecedor.

Vazamento

Outro problema identificado facilmente é o vazamento do óleo, que deveria estar comprimido no amortecedor. Logo, isso faz com que ele não funcione como deveria. O maior sinal de que vazamento é quando existem vestígios de óleo no corpo do amortecedor.

Desgaste dos pneus

Se o amortecedor estiver danificado, também haverá um desgaste dos pneus, ou seja, sua aderência se tornará insatisfatória.

Caso ocorram problemas, o que fazer?

O ideal é procurar uma oficina mecânica para que os problemas sejam solucionados. Somente um mecânico saberá o que deve ser feito para que o amortecedor do seu carro volte a funcionar normalmente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe essa informação com seus amigos! 

Dúvidas? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross