+55 11 99998-6075

Dicas de viagem: como planejar um roteiro para viajar de carro

Última atualização em:
28/08/2024

Se você for viajar de carro, confira quais são as atrações ao longo do trajeto para visitar e trace a sua rota considerando esses lugares que quer conhecer. Também veja detalhes básicos, como os postos de combustíveis, os pedágios e os lugares para fazer paradas estratégicas.

Família feliz sentada na traseira de um carro aberto na praia, vestindo roupas de verão e chapéus, acenando e sorrindo, curtindo um dia ensolarado junto ao mar.

Você também já deve ter ouvido falar que o trajeto faz parte do passeio ou da viagem. É por isso que muita gente prefere pegar a estrada de carro, já que permite aproveitar, também, tudo aquilo que é possível encontrar pelo caminho.

Com um bom planejamento, a viagem de carro não fica cansativa. Na verdade, se torna muito mais agradável, justamente porque você consegue ampliar as experiências vivenciadas.

Mas, como dito, é preciso que tudo seja devidamente planejado. Então, preparamos algumas dicas para você. Continue lendo e veja como criar um bom roteiro para viajar de carro e aproveitar ao máximo o que essa experiência pode proporcionar.

Confira quais são as atrações ao longo do trajeto

Se você vai viajar, provavelmente tem um destino definido. Mas até chegar lá tem muita coisa acontecendo pelo caminho. Então, em vez de focar em ir do ponto a ao ponto B, procure saber quais são as atrações ao longo desse trajeto.

Veja se existem pontos turísticos, parques, restaurantes ou outros mais que você gostaria de conhecer, ou que parece interessante para essa viagem. Assim você pode planejar algumas paradas estratégicas para visitar esses lugares ao mesmo tempo em que descansa um pouco da estrada.

Trace a rota conforme os lugares que deseja conhecer

Nem sempre existe só um caminho para chegar a um determinado lugar. É bastante comum a possibilidade de traçar rotas diferentes e, se você for viajar de carro, tem a liberdade de seguir por aquela que for mais conveniente ou mais interessante.

Se a intenção é conhecer uma cidade específica ou passar por um determinado ponto turístico, trace um roteiro de acordo com esses lugares que você gostaria de conhecer. Assim você não vai focar apenas em chegar ao destino final. Mas, como dito, conseguirá aproveitar muito mais o trajeto. Então, a diversão começa mais cedo.

Verifique a localização dos postos de abastecimento

Esse é um detalhe que precisa de bastante atenção, já que em algumas regiões você poderá encontrar uma baixa oferta de postos de abastecimento. Isso acontece, principalmente, quando viajamos para áreas mais isoladas e pouco povoadas.

Então, se você for viajar para um lugar com essas características, procure verificar a localização dos postos de abastecimento. Assim você já poderá garantir o combustível necessário para chegar até o próximo posto, evitando emergências no caminho.

Veja se há pedágios ao longo do caminho

Não tem jeito. Os pedágios existem e fazem parte do planejamento da viagem também. Então, procure conferir de antemão se o trajeto que você está criando tem essas paradas obrigatórias e onde elas estão localizadas.

A intenção não é fugir do pedágio, e sim saber se será necessário passar por ele. Além disso, se for possível, procure conferir quais são os valores para o tipo de veículo que você está usando. Também tenha atenção aos meios de pagamento aceitos pelas cabines. Assim você conseguirá se organizar da melhor forma para não passar aperto.

Planeje paradas em lugares estratégicos

Os lugares estratégicos podem ser, por exemplo, uma lanchonete interessante, um restaurante, um mirante, um monumento, entre outros que costumam atrair os turistas e gerar boas fotografias ou filmagens.

Essas paradas estratégicas também servem para você descansar um pouco, esticar as pernas, ativar a circulação do organismo, deixar a vista e a mente relaxarem. Ou seja, para cuidar da sua saúde física e mental, garantindo boa disposição para continuar dirigindo.

Assim também poderá tomar um pouco de água, usar o banheiro, comer alguma coisa e assegurar que todos estejam bem confortáveis para seguir caminho depois dessa parada.

Calcule bem os custos da viagem

Para finalizar, não se esqueça de calcular os custos da viagem. Isso inclui o combustível, os pedágios, o pagamento de ingressos ou entradas, dependendo do lugar que você vai conhecer e até mesmo possíveis imprevistos. Afinal, pode acontecer de um pneu furar, por exemplo, e você precisar do serviço de um borracheiro.

Dependendo da distância da viagem, ainda existem situações em que há necessidade de fazer uma nova revisão básica ou a troca do óleo do motor. Pense em cada um desses detalhes. Assim você poderá traçar um roteiro bastante agradável e aproveitar ao máximo esses momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
28/08/2024 @ 17:19
magnifiercross