Para fazer a conservação dos vidros do carro, é muito importante escolher os produtos certos para limpeza e aplicar a técnica correta. Prefira utilizar panos de microfibra e faça a troca regular das palhetas, além da manutenção da canaleta, para reduzir as chances de riscar.
É muito comum vermos uma grande preocupação com a pintura e a lataria do carro, até mesmo com os bancos e o interior. Porém, não podemos esquecer de adotar medidas para conservação dos vidros do carro.
Eles também sofrem muitas agressões e são danificados com o passar do tempo. Por isso, precisam de atenção e cuidados para que não fiquem arranhados e tenham uma durabilidade mais extensa.
A boa notícia é que não tem nenhum segredo, e com algumas práticas simples você já alcança esses objetivos. Quer descobrir como fazer isso? Então continue lendo e veja as dicas que listamos neste artigo para você fazer a limpeza, proteção e manutenção dos vidros do seu carro do jeito certo.
Você não pode fazer a limpeza dos vidros do seu carro utilizando qualquer tipo de produto. Uma das primeiras e mais importantes dicas é evitar as fórmulas que contêm amônia. Isso porque o vidro em si pode não ser danificado, mas os materiais em contato com ele serão prejudicados.
Além disso, se você tiver películas nos vidros, elas também podem sofrer danos com o uso de produtos que contêm esse ingrediente. Então, quando for escolher, tenha atenção e verifique se esse composto não está presente na fórmula.
Vale dar preferência para os produtos desenvolvidos especificamente para o setor automotivo. Os desengordurantes, antiembaçantes e impermeabilizantes são boas opções para limpezas internas e externas.
Quando for começar a limpeza do vidro, tenha bastante cuidado com a maneira como faz isso. Antes, é preciso remover qualquer poeira ou sujeira solta que esteja depositada nele, para evitar que arranhe. Você pode utilizar, por exemplo, um aspirador de pó ou até mesmo um pano seco, mas sempre realizando movimentos suaves para não fazer fricção.
Em seguida, faça a aplicação do produto escolhido na superfície com movimentos circulares ou em ziguezague para que toda a sujeira seja removida com eficiência. Lembrando sempre de não colocar muita pressão para não deixar marcas no vidro.
Com o passar do tempo, as palhetas tendem a ficar ressecadas e acumular impurezas. Com isso, elas perdem a eficiência, além de aumentarem as chances de riscar o vidro e deixá-lo marcado de forma definitiva.
Então, também é preciso fazer a troca das palhetas de uma forma periódica. Você pode substituí-las uma vez por ano ou quando perceber que o material já está ressecado.
Prefira boas marcas para garantir uma durabilidade maior, além da adequação do formato das palhetas ao modelo do seu carro para que elas deslizem com mais facilidade, evitando o atrito excessivo.
A cada seis meses, é interessante fazer a aplicação de um pouco de silicone em spray na canaleta do vidro, principalmente do automático. Isso vai facilitar o funcionamento e permitir que ele deslize com mais liberdade, evitando o desgaste dos componentes do sistema, além de danos e marcas nos vidros.
A microfibra é um material muito mais macio e reduz as chances de o vidro riscar na hora da limpeza. Então, dê preferência para os panos ou toalhas confeccionados nesse material, evitando os tecidos mais duros, que podem aumentar o atrito.
Como dica final de conservação dos vidros do carro, tenha atenção para não causar choque térmico neles, como ao jogar água gelada no carro quando ele ficou muito tempo ao Sol, ou ligar o ar condicionado muito forte quando a temperatura do veículo estiver alta demais. Tudo isso pode gerar choque térmico e prejudicar seus vidros.