Uma das melhores experiências que o dono de um carro pode ter é quando ele está bem higienizado. Mesmo que os cuidados com a parte exterior ainda sejam mais comuns, para manter a estética, o interior também precisa de atenção.
Quer entender por que a higienização da parte de dentro do automóvel é tão importante? Acompanhe mais detalhes no post a seguir!
A higienização automotiva é o processo de remoção de sujeiras, algumas imperceptíveis, e que se alojam nos bancos, estofamento e outras partes internas.
Quando o carro passa por uma higienização interna, os bancos são retirados, bem como os carpetes, para que a limpeza seja completa. Também são eliminados todos os tipos de manchas existentes.
Outros itens que recebem a higienização são o ar-condicionado e os filtros que o compõem, assim como os forros internos do porta-luvas e outros compartimentos.
Uma dúvida comum entre os proprietários é se a higienização pode danificar algum desses componentes. Porém, essa possibilidade é descartada, pois na maioria das vezes, o procedimento é feito por profissionais e com os produtos corretos.
Podemos dizer que a higienização interna do carro é importante por várias razões, sendo elas:
Um carro sujo pode, ao longo do tempo, acumular poeira, germes e bactérias, algo que pode afetar a qualidade do ar dentro do veículo. Logo, isso pode oferecer um risco para a saúde dos ocupantes, especialmente aqueles que têm alergias ou problemas respiratórios.
Um carro limpo torna qualquer viagem mais agradável, não é mesmo? Afinal, ninguém merece sentir odores desagradáveis, notar manchas e sujeiras pelo carro durante o trajeto.
A sujeira no interior do carro pode afetar a visibilidade, especialmente em vidros. Por isso, é importante mantê-los limpos e sem manchas, para garantir a segurança na estrada.
Pode não parecer tão importante, mas é necessário manter a organização interior. Isso porque, caso alguns itens estejam soltos, podem provocar acidentes e causar ferimentos. Além disso, a desorganização pode distrair o motorista.
É importante começar pelos estofados, com a aspiração dos bancos. Em seguida, pode ser utilizado um borrifador com uma mistura de água e sabão neutro, finalizando com um pano seco.
Se preferir, pode fazer uma limpeza à seco, sem o uso de jatos de água sobre o carro, mas sim com um produto específico. Caso o seu carro tenha bancos de couro, a limpeza pode ser feita com o Renovador de Couro Dyna.
O painel, os vidros e os tapetes também precisam receber a limpeza, bem como os filtros de ar, para evitar o depósito de sujeira e microorganismos nocivos à saúde.
Lembre-se que a higienização interna depende da frequência de uso do carro, mas o ideal é que seja a cada duas semanas.
E você, costuma limpar o interior do seu veículo? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos!