+55 11 99998-6075

Como evitar manchas e arranhões na pintura do carro

Última atualização em:
11/09/2024

As manchas e os arranhões comprometem de forma significativa a aparência do carro, mas você pode adotar cuidados para evitar que eles surjam, por exemplo, ter atenção ao estacionar, evitar deixar o carro ao Sol, realizar limpeza e lavagem da maneira correta e usar os produtos certos para o veículo.

Homem inspecionando a lateral de um carro branco, olhando atentamente para possíveis arranhões ou manchas na pintura.

Pode até parecer que a pintura dos automóveis é muito resistente, mas a verdade é que ela pode sofrer danos e agressões com facilidade. Então, surgem as manchas e os arranhões na pintura do carro, que comprometem a aparência dele e podem favorecer problemas maiores. 

Por isso, é importante que você adote alguns cuidados para evitar que esses danos aconteçam. Não precisa ser nada muito extravagante, já que medidas básicas no próprio dia a dia são suficientes para você cuidar ainda melhor do seu veículo.

A seguir, fizemos uma lista de ações que você pode adotar para evitar que a pintura do seu carro fique manchada ou arranhada. Confira!

Estacione em um local seguro

Você deve conhecer alguém que parou no estacionamento do shopping ou de um supermercado e, quando voltou, encontrou arranhões na pintura do carro. Isso é bastante comum porque o veículo está exposto e pessoas podem encostar nele, animais podem subir e outros motoristas podem não ter muito cuidado ao abrir as portas.

Então, quando você for estacionar, sempre procure optar por um local seguro. Mas não é só isso porque você também tem que se preocupar com problemas como galhos de árvores, folhas, sementes, flores, frutas e fezes de animais. Tudo isso pode arranhar a pintura do seu carro e deixar manchas que não saem.

Evite deixar o carro ao Sol

O Sol não vai deixar arranhões na pintura do carro, mas a radiação dele causa ressecamento, deixa a cor mais fosca e, com o passar do tempo, surgem pequenas rachaduras que deixam a aparência craquelada. Ou seja, o carro fica manchado por causa do excesso de calor e da radiação do Sol.

Sendo assim, é interessante que você evite deixar o seu carro exposto à radiação solar com muita frequência. Às vezes, é preciso parar ao Sol, e isso não oferece um grande comprometimento para a pintura, mas evite que essa prática seja rotineira.

Use produtos para proteger a pintura

Existem opções de ceras automotivas que ajudam a formar uma camada de proteção na lataria dos automóveis. É interessante você investir em um produto como esse porque ele já vem com proteção contra a radiação solar e previne as manchas.

Além disso, essa camada protetora evita que a sujeira tenha contato direto com a pintura. Assim, na hora de lavar, as impurezas saem com mais facilidade, mais uma vez, evitando as manchas.

Tenha atenção na hora de limpar e lavar

Sabe aquela famosa passadinha de pano para tirar a poeira? Se a camada estiver um pouco mais espessa, você poderá causar pequenos arranhões na pintura do carro. Eles parecem imperceptíveis, mas vão comprar a estética.

Por isso, é preciso ter cuidado quando você for fazer esse tipo de limpeza e na hora de lavar. Sempre prefira fazer a pré-lavagem para tirar o excesso de sujeira, em especial na parte mais baixa do carro, onde costuma acumular terra e areia. Quando for esfregar, sempre comece de cima para baixo para não esfregar a sujeira pela lataria toda.

Utilize os produtos certos para lavar

Detergente para louças foi feita para lavar utensílios de cozinha. Detergente para roupas foi desenvolvido para higienização de tecidos. Você não vai encontrar no rótulo desses e outros produtos a indicação para lavar carros.

Então, sempre dê preferência para produtos automotivos e as fórmulas que foram desenvolvidas especificamente para isso. Elas contêm ingredientes que limpam a pintura da maneira correta, sem causar agressões e nem deixar nenhum tipo de mancha.

Evite encostar ou sentar no carro

Sabe aquela mania de encostar no carro, sentar em cima do capô ou colocar crianças nele? Tudo isso pode deixar arranhões na pintura do carro, seja por causa da sujeira que está aderida à lataria ou pelos detalhes que costumam ter nas roupas, como as peças metálicas da calça jeans. Também vale proteger o seu veículo dos animais, já que gatos e cachorros podem pular ou subir e deixar grandes arranhões na pintura do carro.

Percebeu como são cuidados básicos e simples, mas que podem fazer toda a diferença para a aparência do seu veículo? Vale ressaltar que as manchas e os arranhões na pintura do carro não são apenas um problema estético. A tinta é uma camada protetora e, com o passar do e as agressões, ela perde esse efeito, deixa a lataria exposta e a ferrugem tende a surgir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Produto para limpar couro: removendo manchas e odores de dentro do carro

Por Equipe Dyna
11 set 2024

Polimento de faróis: restaurando a claridade e a segurança dos seus faróis

Por Equipe Dyna
14 ago 2024
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
11/09/2024 @ 17:13
magnifiercross