+55 11 99998-6075

Bateu o carro? Saiba quais medidas devem ser tomadas após colisão do veículo

Última atualização em:
03/06/2024

Um dos temores de muitos motoristas são os acidentes de trânsito, que infelizmente são comuns, levam à colisão do veículo e podem ocorrer quando menos se espera. 

Mas afinal, o que deve ser feito após bater o carro? Quais medidas devem ser tomadas? Acompanhe os detalhes no post a seguir! 

Como proceder após a batida?

Mesmo com todo cuidado ao dirigir, os acidentes de trânsito podem acontecer e envolvem a colisão do veículo. Por isso, é importante saber quais medidas devem ser tomadas após o ocorrido.  

Primeiro, deve-se manter a calma e respirar fundo para lidar melhor com a situação. É fundamental verificar se não houveram feridos e se esse for o caso, a ambulância precisa ser chamada rapidamente.

Quando a batida não fez nenhuma vítima, é necessário retirar os veículos da via para que a passagem não seja bloqueada, uma vez que o bloqueio do local pode gerar multa.

Em seguida, deve-se sinalizar o local do acidente, colocando um triângulo de sinalização em uma distância segura do local onde ocorreu a colisão do veículo. Essa ação é importante para alertar os outros motoristas sobre o acidente, evitando novos acidentes

Além dessas medidas, também é fundamental realizar um B.O (Boletim de Ocorrência) na delegacia, mesmo que não haja danos graves ou feridos, para garantir a sua segurança em caso de processos judiciais ou cobranças indevidas.

Dependendo do caso, se as partes discordarem da responsabilidade do acidente ocorrido, pode ser necessária a presença de uma perícia particular e especializada para analisar a colisão e emitir um laudo. Em geral, isso acontece quando há vítimas.

A troca de informações com outros envolvidos no acidente também deve ser feita, de preferência anotando nome, endereço, placa do carro, telefone e o nome da seguradora. Todas essas informações são importantes para a resolução do problema

E claro, acionar o seguro do automóvel. Mesmo que tenha sido apenas um leve acidente, deve-se entrar em contato com o seguro e verificar se existe cobertura para os danos que foram provocados.

E como acionar o seguro do veículo?

Conforme dissemos, o contato com a seguradora deve ser feito após a colisão para que, nesse primeiro momento, o dano causado seja avaliado, ou seja, se o acidente foi leve ou grave o suficiente para que o conserto tenha um valor que seja superior à franquia. 

O ideal é entrar em contato com a empresa contratada ou pedir que seja aberto um aviso de sinistro, isto é, qualquer ocorrência inesperada que venha a ocorrer com o seu veículo

Vale lembrar que os documentos necessários para os trâmites podem variar de acordo com os tipos de sinistro e as companhias. 

E independente de você ter ou não um seguro privado, existe o seguro DPVAT, uma espécie de indenização que as vítimas de acidentes de trânsito podem receber por direito.

São essas as medidas que devem ser tomadas após a colisão do veículo. Gostou do conteúdo? Conte-nos deixando o seu comentário abaixo e compartilhe para que outras pessoas também estejam cientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross