Um dos temores de muitos motoristas são os acidentes de trânsito, que infelizmente são comuns, levam à colisão do veículo e podem ocorrer quando menos se espera.
Mas afinal, o que deve ser feito após bater o carro? Quais medidas devem ser tomadas? Acompanhe os detalhes no post a seguir!
Mesmo com todo cuidado ao dirigir, os acidentes de trânsito podem acontecer e envolvem a colisão do veículo. Por isso, é importante saber quais medidas devem ser tomadas após o ocorrido.
Primeiro, deve-se manter a calma e respirar fundo para lidar melhor com a situação. É fundamental verificar se não houveram feridos e se esse for o caso, a ambulância precisa ser chamada rapidamente.
Quando a batida não fez nenhuma vítima, é necessário retirar os veículos da via para que a passagem não seja bloqueada, uma vez que o bloqueio do local pode gerar multa.
Em seguida, deve-se sinalizar o local do acidente, colocando um triângulo de sinalização em uma distância segura do local onde ocorreu a colisão do veículo. Essa ação é importante para alertar os outros motoristas sobre o acidente, evitando novos acidentes.
Além dessas medidas, também é fundamental realizar um B.O (Boletim de Ocorrência) na delegacia, mesmo que não haja danos graves ou feridos, para garantir a sua segurança em caso de processos judiciais ou cobranças indevidas.
Dependendo do caso, se as partes discordarem da responsabilidade do acidente ocorrido, pode ser necessária a presença de uma perícia particular e especializada para analisar a colisão e emitir um laudo. Em geral, isso acontece quando há vítimas.
A troca de informações com outros envolvidos no acidente também deve ser feita, de preferência anotando nome, endereço, placa do carro, telefone e o nome da seguradora. Todas essas informações são importantes para a resolução do problema.
E claro, acionar o seguro do automóvel. Mesmo que tenha sido apenas um leve acidente, deve-se entrar em contato com o seguro e verificar se existe cobertura para os danos que foram provocados.
Conforme dissemos, o contato com a seguradora deve ser feito após a colisão para que, nesse primeiro momento, o dano causado seja avaliado, ou seja, se o acidente foi leve ou grave o suficiente para que o conserto tenha um valor que seja superior à franquia.
O ideal é entrar em contato com a empresa contratada ou pedir que seja aberto um aviso de sinistro, isto é, qualquer ocorrência inesperada que venha a ocorrer com o seu veículo
Vale lembrar que os documentos necessários para os trâmites podem variar de acordo com os tipos de sinistro e as companhias.
E independente de você ter ou não um seguro privado, existe o seguro DPVAT, uma espécie de indenização que as vítimas de acidentes de trânsito podem receber por direito.
São essas as medidas que devem ser tomadas após a colisão do veículo. Gostou do conteúdo? Conte-nos deixando o seu comentário abaixo e compartilhe para que outras pessoas também estejam cientes!