+55 11 99998-6075

Amortecedor: como saber se é necessário substituí-lo?

Última atualização em:
21/06/2024

Um carro possui diversas peças, que muitas vezes precisam de manutenção para não prejudicar o funcionamento. Entre elas, o amortecedor, um dos componentes mais importantes para que o veículo seja conduzido em segurança.

a imagem ilustra um amortecedor de carro

Mas, quando é o momento de substituí-lo? Existem sinais que possam indicar problemas? No post de hoje, vamos responder a essa questão. Acompanhe a seguir!

O que é um amortecedor?

O amortecedor é um componente essencial de um veículo e sua função principal é absorver e dissipar a energia cinética gerada pelas irregularidades da estrada, como solavancos, buracos, ondulações e outras imperfeições. 

Ele trabalha em conjunto com as molas, para proporcionar um trajeto mais suave, estável e seguro aos ocupantes do veículo.  

Além disso, ajuda a manter os pneus em contato com o solo, melhorando a aderência e a tração. Também auxilia na estabilidade do carro em curvas e frenagens, evitando oscilações excessivas.

Qual o momento para substituir o amortecedor?

Substituir um amortecedor é essencial para manter a estabilidade, o conforto e a segurança do veículo.

E existem alguns sinais que indicam o momento correto para que a troca aconteça. Vamos destacar os principais abaixo:

Instabilidade ao dirigir

Se o carro apresentar instabilidade, balançando demais ou inclinando nas curvas, pode ser um sinal de desgaste no amortecedor.

Frenagem comprometida

Se o veículo demorar mais do que o normal para interromper o trajeto, especialmente em situações de emergência, isso pode indicar problemas e a hora de trocar esse item.

Ruídos estranhos

Ruídos como batidas ou rangidos ao passar por buracos ou irregularidades na estrada, também podem indicar desgaste e necessidade de substituição.

Pneus desgastados de forma irregular

Um amortecedor desgastado pode resultar em pneus carecas, por exemplo. Isto porque, quando ele já apresenta problemas, faz com que as rodas vibrem de maneira irregular, aumentando o desgaste da borracha

Como cuidar do amortecedor do veículo?

Para garantir um desempenho adequado do sistema de suspensão e prolongar a vida útil do amortecedor, deve ser feita a manutenção preventiva de acordo com o cronograma do fabricante do veículo. 

Neste caso, podem ser realizadas inspeções regulares para garantir que o amortecedor esteja em boas condições. Do contrário, a troca deverá ser efetuada.

E não se esqueça que, quando o amortecedor apresenta os sinais de desgaste que citamos acima, o ideal é levar o veículo a um mecânico para uma inspeção mais detalhada e substituir esse item o quanto antes. 

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos essa informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
21/06/2024 @ 17:01
magnifiercross