Sabe aquele momento em que você tenta dar partida no automóvel, porém ele não funciona? Esse é um dos maiores sinais de que o seu carro pode estar com problemas, mais precisamente o motor fundido.
Mas como isso pode ser resolvido? É o que vamos esclarecer no post de hoje! Continue nos acompanhando e confira mais detalhes!
Em geral, o motor fundido revela que alguns de seus componentes já atingiram uma temperatura de fusão. Entre os itens que sofrem com esse problema podemos destacar:
Quando o motor chega a temperaturas muito altas, as peças acabam perdendo sua função, por conta da fusão e da dilatação que também é muito alta.
Desta forma, o motor acaba manifestando um ruído forte por conta do atrito excessivo que ocorre entre as peças, provocando uma trava.
Neste momento, quando o condutor tenta dar a partida, o motor deixa de funcionar. Apenas se escuta um barulho forte de atrito entre as peças metálicas.
Entre os principais sinais de que o seu carro provavelmente já está com o motor fundido, são:
O sistema de arrefecimento é o que mantém o motor em constante trabalho, em suas temperaturas corretas. Quando há falta de fluído, vazamentos ou danos nas peças, ocorre um superaquecimento do motor. Logo, se não houver a correção de forma imediata, o motor se torna fundido.
Esse é um dos principais fatores que podem causar um motor fundido e pode ocorrer devido ao baixo nível ou troca irregular de óleo, que leva ao contato direto com as peças, aumentando a temperatura.
Muitos condutores se esquecem da importância de abastecer o veículo em postos de gasolina de confiança e, muitas vezes, se deparam com combustível adulterado e as peças se tornam danificadas, levando à fundição do motor.
O motor não trava de uma hora para a outra e conforme dissemos, existem sinais que permitem que o início do problema seja constatado, como por exemplo, pequenos ruídos, baixo desempenho, entre outros fatores.
Neste caso, o ideal é que o carro seja levado imediatamente para a manutenção preventiva, para evitar não apenas a fundição, mas também a ocorrência de vários outros fatores que podem causar prejuízos.
Por isso, é importante estar atento e cumprir as revisões de maneira regular, lembrando sempre que as manutenções preventivas ajudam a aumentar a vida útil do motor do veículo.
Agora conte-nos se alguma vez o seu automóvel já sofreu com o motor fundido e o que fez para solucionar o problema.
Deixe um comentário e compartilhe!