+55 11 99998-6075

Torque e potência do motor são a mesma coisa?

Última atualização em:
03/06/2024

Mesmo com diversos fatores a serem avaliados ao adquirir um automóvel, algumas pessoas questionam o torque e potência do motor, muitas vezes sem entender se existem ou não diferenças entre ambos. 

Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para descobrir o que pode diferenciar o torque e a potência do seu carro!

Afinal, o que é o torque?

Primeiro, vamos entender o que é o torque do veículo? Podemos dizer que esse é um item relacionado com a capacidade de torção do sistema motriz. Falando de maneira mais informal, significa o esforço que um motor necessita para realizar um movimento rotativo.

Um exemplo, quando você quer apertar um parafuso e todas as vezes precisa colocar força na ação, algo que é feito com uma chave de fenda para que a peça gire. Desta forma, você está colocando um torque sobre esse objeto.  

Em outras palavras, quanto maior a pressão que você coloca com suas mãos para o parafuso rodar, maior o torque. E assim funciona com o motor de um veículo

O que determina o torque de um automóvel é o quilograma-força-metro (ou kgfm) e mesmo que o torque seja produzido sempre que o carro está em funcionamento, esse valor pode ser modificado, segundo cada rotação.

Em geral, o valor do torque aparece apenas em momentos específicos, entre 2.800 e 4.000. Porém, existem alguns propulsores mais modernos que entregam um torque com uma faixa mais ampla

E o que é a potência? 

A potência do motor é definida como a velocidade ou capacidade do veículo em percorrer uma determinada distância. Por exemplo, um carro de corrida, ele precisa percorrer uma volta em um circuito em um curto espaço de tempo.  

No Brasil, a potência pode ser mensurada por cavalos-vapor ou cv e não ocorre sem que o condutor perceba, ele sempre consegue mensurar, até mesmo se estiver dirigindo.

Isso costuma acontecer quando o motorista ‘estica’ a marcha, fazendo com que o motor trabalhe em giros maiores. Se o veículo deslanchar mais facilmente com essa ação, é porque o carro possui uma boa potência.

O contrário também acontece, pois ao esticar as marchas e o veículo demorar para ganhar velocidade, é possível dizer que existe uma baixa média de cv.

Principal diferença entre torque e potência

Agora, você deve estar se perguntando: mas existem diferenças entre ambos? Sim, existem! Como vimos, a principal diferença entre torque e potência está na forma como cada um pode ser calculado

Isso porque, na prática, o cavalo representa a potência do motor (cavalo-vapor) sendo o responsável pela velocidade do automóvel

Por sua vez, o torque é medido em kgfm (quilograma força metro), principal meio de entregar força ao veículo.

Agora, conte-nos se você já conhecia esses detalhes que diferenciam os dois itens. Deixe um comentário e compartilhe para que seus amigos também saibam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Todos os direitos reservados © 2024
Desenvolvido
SuryaMKT
Atualizado em: 
03/06/2024 @ 10:06
magnifiercross