Home » Para-brisa » Quando devo trocar meu limpador de para-brisa?

Quando devo trocar meu limpador de para-brisa?

Última atualização em 26/10/2020 por Dyna

O limpador de para-brisa é um item indispensável para a segurança do motorista e dos passageiros. E isso não é à toa, afinal, é ele quem permite que o condutor tenha uma visão nítida do trânsito, principalmente quando as condições climáticas não estão boas. Mas, para que ele continue funcionando de maneira adequada, é preciso saber qual a hora certa de trocá-lo. No post de hoje, vamos explicar quando e por que ele deve ser substituído. Acompanhe!

A imagem mostra um para-brisa todo molhado por conta da chuva, um limpador de para-brisa no meio do vidro, e um carro na frente.

Mas, é necessário ter atenção com relação à substituição, para que não existam prejuízos. Quer saber como pode ser feita a troca desta peça? Continue nos acompanhando!

Duração do limpador de para-brisa

A recomendação técnica é de que, os limpadores devem ser trocados uma vez por ano. Porém, sua vida útil pode variar. Isto porque são levados em consideração diversos fatores, entre eles o próprio uso. Quando utilizados com maior frequência, a borracha acaba se deteriorando mais rápido, precisando ser trocada antes do tempo.

Outro fator comum, e que pode alterar a vida útil do limpador de para-brisa, é a condição climática do local onde você reside. Tanto o sol quanto a chuva em excesso, podem levar a um grande desgaste, e acelerar o processo de deterioração do material.

Por que devemos trocar os limpadores?

Quando os seus limpadores não estão em boas condições, você poderá enfrentar momentos de sufoco, principalmente se estiver em uma estrada, e se deparar com uma forte chuva. Neste momento, o que se pensa em fazer é encostar e esperar que a chuva passe.

Mas, não se deve esquecer que, o correto mesmo é verificar antes se está tudo em ordem com o limpador, ou seja, se a borracha não está deteriorada. Caso esteja, será necessário fazer a devida manutenção, para evitar acidentes.

Além dos sinais de desgaste, existem outros indícios de que o limpador do seu veículo precisa ser substituído. A troca, então, pode ser feita quando:

  • As lâminas estão quebradiças ou tortas;
  • O limpador deixa riscos ou até faixas d´água no vidro;
  • O vidro fica embaçado, e uma névoa é criada;
  • Apresenta barulho e trepidação;
  • A limpeza com água começa a falhar.

É importante lembrar que, caso o condutor circule com o limpador de para-brisa em condições precárias, ele pode ser multado. Em caso de trincas no para-brisas, por exemplo, o valor da multa será, aproximadamente, de R$ 127,69. E o veículo ainda corre o risco de ser apreendido pela regularização.

Por isso, para evitar punições legais, o mais indicado é realizar a substituição ou reparação deste item, assim que notar qualquer tipo de problema.

Como é feita a troca do limpador?

Esta não é uma tarefa tão complicada, e você nem precisará ir ao mecânico, pois não exige muita técnica. Geralmente, serão gastos apenas 10 minutos para fazer a substituição.

Primeiro, você deve erguer o braço do limpador em posição perpendicular, tendo muito cuidado. Em seguida, localize a junta entre limpador e o braço, e solte a trava que segura a palheta.

Em alguns veículos, pode ser que o limpador esteja parafusado, ou apenas encaixado. Mas ainda assim, a remoção não será difícil. Logo após, coloque a nova palheta e encaixe-a no mesmo ponto onde ela foi retirada. Pressione-a até notar que ela encaixou.

Caso exista alguma dúvida durante o processo de instalação, acesse nosso site e assista aos vídeos de instalação.

 

Como proteger o limpador?

O limpador de para-brisa pode ser limpo apenas com um pano umedecido com água. Você deve evitar o uso de produtos como álcool ou querosene, para não ressecar a borracha das palhetas.

Antes de utilizá-las, esguiche um pouco de água no vidro, para ajudar na limpeza. Desta forma, você estará evitando que ele risque por conta de sujeiras mais pesadas. Conforme dissemos, procure não misturar produtos químicos no reservatório de água do limpador.

Você pode usar nosso detergente para auxiliar na remoção das sujeiras mais pesadas.

 

E o seu limpador de para-brisa, está em ordem? Conte-nos se você já teve alguma má experiência por não o ter substituído quando necessário.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpadores | Dyna
Linha Car Care | Dyna
Aplicativo | Dyna
Posts Relacionados
× Fale no WhatsApp