Home » Para-brisa » Como Trocar o Limpador de para-brisa? Descubra!

Como Trocar o Limpador de para-brisa? Descubra!

Última atualização em 23/10/2020 por Dyna

O limpador de para-brisa é um item indispensável para qualquer automóvel. Além de garantir a segurança do condutor e seus passageiros, oferecendo proteção contra determinadas ações do tempo, como chuva e vento, ele não compromete a visão do motorista.

A imagem mostra mãos segurando o para-brisa de um carro.

Mas, é necessário ter atenção com relação à substituição, para que não existam prejuízos. Quer saber como pode ser feita a troca desta peça? Continue nos acompanhando!

Como saber a hora de trocar o limpador?

Imagine que você está na estrada, com uma chuva torrencial, e seu limpador não esteja em boas condições. Neste momento, o correto é parar o carro no acostamento e esperar até que a chuva passe. Porém, depois disso, é importante verificar se as borrachas estão deterioradas. Caso estejam, será necessário fazer a devida manutenção.

Geralmente, a troca da borracha do limpador deve ser feita uma vez por ano. No entanto, esse período pode variar muito, de acordo com o clima. Isto significa que, por exemplo, em épocas de chuva, as palhetas são mais utilizadas, e por isso podem se desgastar antes do previsto.

Já em dias de muito calor, as borrachas acabam ressecando com mais rapidez, devido ao sol forte. Então é necessário ficar esperto com a água que você coloca no reservatório. A mesma não deve conter produtos químicos, para não acelerar esse processo de desgaste.

Assim sendo, então, a troca pode ser feita quando:

  • O limpador deixa riscos ou até faixas d´água no vidro;
  • As lâminas da palheta estão quebradiças ou tortas;
  • O vidro fica embaçado, e uma névoa é criada;
  • A limpeza com água começa a falhar;
  • Há trepidação e barulho durante o funcionamento.

Trocando o limpador do para-brisa

Não é exatamente necessário ir ao mecânico para trocar um limpador de para-brisa. Essa tarefa não é tão difícil quanto parece, e não exigirá muita técnica. Em geral, você gastará apenas 10 minutos para fazer a troca. A seguir, confira o passo a passo.

1 – Erga o braço do limpador na posição perpendicular, com bastante cuidado. Em seguida, localize a junta entre a palheta e o braço.

2 – Solte a trava que segura a palheta antiga, e retire-a. Em alguns modelos de carro, pode ser que o limpador esteja parafusado ou apenas encaixado. Ainda assim, a remoção não será difícil.

3 – Logo após, coloque a palheta nova, e encaixe-a no mesmo ponto onde ela foi retirada. Pressione-a até notar que ela encaixou.

4 – Caso tenha dúvidas durante o processo de instalação, acesso nosso site e veja os vídeos de instalação.

Dicas para aumentar a vida útil do limpador

O limpador de para-brisas deve ser limpo apenas com um pano umedecido com água. Você não deve utilizar querosene ou álcool, para não ressecar a borracha das palhetas. Antes de utilizá-las, esguiche um pouco de água no vidro para ajudar na limpeza, e assim evitar os riscos.

Conforme dissemos anteriormente, procure não misturar produtos químicos no reservatório de água do limpador, e os mantenha cheios de água.

Lembre-se de utilizar as palhetas na velocidade certa, para evitar quebras e deformações. Utilize nosso detergente para auxiliar na limpeza e remoção das limpezas mais pesadas.

Como escolher o limpador ideal?

Estando entre os 10 itens de segurança obrigatórios por lei, o limpador de para-brisas precisa funcionar de forma correta. Isto porque, em caso de mau funcionamento, você poderá levar uma multa e perder pontos na carteira, ou até provocar acidentes.

O acessório é formado por diferentes peças, sendo as principais a articulação do limpador, a lâmina de borracha e o braço.

Ao adquirir um limpador, é importante seguir o modelo do seu carro, uma vez que as peças automotivas apresentam especificações diferentes. Além disso, você também pode escolher entre as duas linhas Dyna, convencional ou Slim Blade.

Mas, deve-se lembrar que, comprar o modelo adequado para o seu carro irá garantir o funcionamento correto e sem riscos de danificar o vidro, ou não limpar com eficiência. Os modelos Slim Blade são universais, e muitos possuem adaptadores para encaixe. Basta estar atento, e saber qual o tipo de peça se encaixa melhor.

Se você já teve alguma má experiência ao trocar os seus limpadores, conte nos comentários abaixo! Não se esqueça de compartilhar o conteúdo!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpadores | Dyna
Linha Car Care | Dyna
Aplicativo | Dyna
Posts Relacionados

Confira também o nosso canal no YouTube!

× Fale no WhatsApp